sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Reações de Fermentação

Pode-se considerar as reações da fermentação divididas em duas partes principais: a glicólise e a redução do ácido pirúvico.

1) A glicólise é o conjunto de reações iniciais da degradação da glicose, semelhantes em todos os tipos de fermentação e na respiração aeróbia. Tem início com a activação da glicose, que recebe dois grupos fosfato, fornecidos pelo ATP, que se transforma em ADP.
Por este processo de fosforilação a glicose transforma-se em frutose 1,6-difosfato (molécula com 6 carbonos e dois fosfatos) que será quebrada em duas moléculas de gliceraldeído 3-fosfato (molécula com 3 carbonos e um fosfato), pois é altamente instável.
A energia desta quebra permite a ligação de um outro grupo fosfato inorgânico a cada uma destas moléculas, que se tornam gliceraldeído 1,3-difosfato. Estes grupos fosfato, energéticos, são então transferidos para moléculas de ADP, transformando-as em ATP. O gliceraldeído transforma-se, por sua vez, em ácido pirúvico.

Sabe-se que a glicólise ocorre em praticamente todos os seres vivos, mesmo que complementada com outras reações, o que parece confirmar que deverá ter sido o primeiro fenômeno eficiente de produção de energia em células.







2) A segunda parte da fermentação consiste na redução do ácido pirúvico resultante da glicólise. Cada molécula de ácido pirúvico é reduzida pelo hidrogénio que é libertado pelo NADH2 produzido na glicólise, originando, conforme o tipo de organismo fermentativo, ácido láctico, ácido acético ou álcool etílico e dióxido de carbono.
Assim, o rendimento energético líquido deste processo fermentativo é de apenas 2 moléculas de ATP por cada molécula de glicose degradada (recordemos que para activar a glicose foram investidos 2 ATP e que no final se produzem 4 ATP). Este processo é, portanto, muito pouco eficiente, pois apenas 4% da energia contida na molécula de glicose é disponibilizada para o organismo.
A fermentação não utiliza oxigênio e decorre no citoplasma das células, sendo cada etapa catalisada com a ajuda de uma enzima diferente.




9 comentários:

O que eu gosto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
meublog12.06 disse...

NOSSA MUITO BOM SEU BLOG, MUITO BOM MESMO, VOCÊ TEM QUE FAZER MAIS POSTAGENS

ANTONIO disse...

GOSTEI DO SEU BLOG POIS AJUDOU BASTANTE A TIRAR MINHAS DÚVIDAS

Anônimo disse...

muito bom mesmooo!!!!

Anônimo disse...

Isso é parte da matéria sobre fermentação ou é uma reação sobre alguma coisa? Preciso da resposta o mais rápido possivel. Irei fazer meu trabalho amanha e não sei o que falo sobre reaçoes de fermentação. Ajudem -me

Leti disse...

Amei

Anônimo disse...

seguinte oq acontece com a quantidade de células dps do processo de fermentação

Anônimo disse...

Ela se multiplica eu acho����

Anônimo disse...

Eu gostei bastante só achei meio confuso mais de resto tudo perfeito������